Negociar um imóvel por conta própria: quais os principais riscos?

 



Ser independente é um grande desafio. Não importa o que você deseja fazer, mas se for pela primeira vez e sem um treinamento prévio ou ajuda de um especialista, pode ter certeza que não vai ser fácil. E negociar a compra ou venda de um imóvel é um perfeito exemplo disso que estamos falando.

Imóveis são bens de valores elevados que cobram inúmeros documentos para completar todos os trâmites corretamente, e a inexperiência pode levar a erros muito prejudiciais, se não fatais. Para deixar você bem ciente elencamos os principais perigos a seguir.

Principais perigos de negociar um imóvel sozinho

Os principais riscos envolvem valor baixo, demora na negociação, uso ou aparição de documentos irregulares e a inadimplência do comprador. Detalhamos todos esses tópicos abaixo. Confira:

Negociar por um valor abaixo do mercado

Muitas pessoas pensam em vender algo apenas porque querem uma quantidade X de dinheiro. Mas será que elas já pararam para pensar no valor ideal para vender ou alugar? Será que apenas comparar com o preço de casas e apartamentos da região é o suficiente?

Para definir o melhor valor para uma venda é preciso levar em consideração: Localização, Depreciação (Quantos anos o imóvel tem e estado atual do mesmo), tamanho (hoje em dia grandes imóveis estão fora do radar dos compradores, devido a manutenção), Benfeitorias do imóvel (armários, qualidade dos pisos, acabamento); conservação do imóvel é muito importante, documentação do imóvel livre e desimpedida, que permita a utilização de FGTS e financiamento bancário, é primordial hoje em dia´; Liquidez é outro ponto a ser pensado, em que pese, que ao comprar um imóvel, não pensamos em vendê-lo, temos que pensar no futuro, se a planta do imóvel é vendável, se haverá compradores e se o imóvel terá liquidez futura; entre muitos outros pontos. Por isso é importante ter o auxílio de uma especialista que irá orientar e até mesmo dar dicas importantes. Assim, não existirá risco de fazer um negócio que te dê prejuízo.

Demora para concluir a venda ou locação

Você sabia que a demora para vender ou locar o seu imóvel pode impactar negativamente o seu bolso? Como a moradia vazia não gera renda, temos ainda os custos de manutenção, IPTU, condomínio, luz, água, perigo de depredação ou invasão do imóvel. Portanto procurar um novo comprador pode ser mais interessante do que esperar por aquele que está “quase dando certeza”.

E quando a casa ou apartamento que você está ofertando não possui o preço ideal, a demora pode ser ainda maior, gerando mais desgastes e gastos. Por isto a avaliação do imóvel, por um Corretor de Imóveis, credenciado ao CRECI, e que tenha experiência de mercado, é primordial para que a velocidade da locação ou venda, ocorra da maneira mais ágil possível.

Documentação irregular

Como dito no começo deste texto, a documentação é vital para a venda de um imóvel, então, antes de mais nada é preciso avaliar com cuidado se a papelada está em dia. Se algo não estiver dentro dos conformes e o interessado quiser financiar a compra, infelizmente não vai ser possível.

Sim, a lista de documentos é extensa e conferir se todos estão adequados é trabalhoso, exige paciência e gera despesas. Na venda ou compra de um imóvel, é necessário ter precaução, e diversas certidões negativas, são necessárias, para uma compra/venda, Segura e Confiável. Porém é essencial e qualquer falha pode acarretar em dores de cabeça. Sendo assim, contratar uma empresa ou profissional responsável e capaz de lidar com essa questão é o melhor jeito, de evitar futuros aborrecimentos, ou até prejuízos.

Não receber o pagamento

Já pensou negociar a venda ou aluguel do seu imóvel e no fim do processo não receber o dinheiro cobrado? Um pesadelo. Por isso, contar com uma empresa, escritório ou incorporadora com expertise em questões imobiliárias faz tanta diferença. Acima de tudo, essas instituições garantem a segurança do seu negócio e mais alivio.

Uma imobiliária busca saber se o potencial comprador já tem crédito aprovado, analisa as garantias oferecidas, as formas de pagamento, tentando evitar ao máximo, problemas de pagamentos do inquilino ou comprador. Fazer a venda ou locação apenas na base da confiança pode ser perigoso, mesmo se for de pessoa conhecida.

Leia também:

Guia para realizar a compra do seu primeiro imóvel 

Inteligência Imobiliária: um serviço diferenciado na hora da compra de seu imóvel 

Deseja evitar todos esses e diversos outros riscos de negociar a compra, venda ou locação de um imóvel por conta própria? Conte com a nossa equipe e aproveite todas as vantagens que apenas uma empresa especializada no ramo imobiliário pode oferecer. Entre em contato!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decorando o seu lar: conheça as sensações das cores

Trabalhador autônomo consegue financiar um imóvel?