Como funciona a liberação do meu financiamento


 


Você sabe como funciona a liberação do crédito para financiamento imobiliário? A liberação desse recurso é a última etapa do serviço de financiamento, é ela que conclui o processo de compra e garante que você vai receber a tão sonhada chave da moradia própria.

Como pode já ter percebido, é um momento delicado, que precisa de bastante atenção e cuidado para que tudo saia de acordo com o planejado e nada saia dos trilhos, postergando a realização do seu sonho do apartamento ou casa própria. Afinal, ninguém quer chegar no final de um longo processo e descobrir que ele não foi 100% correto.

Se você deseja saber os detalhes desse procedimento, seja a título de curiosidade ou para garantir que está fazendo tudo da maneira certa, todas as informações para as suas dúvidas estão nesta publicação. Preparamos este blog com as principais perguntas e respostas sobre a liberação de recursos financeiros para a compra do imóvel próprio.

Continue lendo e saiba mais:


O que é liberação de recursos para financiamento imobiliário?

A liberação de recursos para financiamento imobiliário é a etapa em que a instituição financeira que concordou com conceder o dinheiro para pagamento de uma moradia transfere o valor direto para a conta do vendedor. Em outras palavras, finaliza completamente o processo de compra do seu novo lar.

Todavia, para que isso aconteça, é imprescindível que o registro de contrato com o banco tenha sido efetuado no cartório de registro de imóveis responsável. Basicamente, todos os mínimos detalhes das etapas anterior devem ter sido feitas corretamente. A seguir, você verá quais são as partes e assunto mais cruciais para que a liberação seja uma certeza.


Quando o banco aprova a liberação de recursos para financiamento?

A aprovação acontece assim que o contrato de financiamento é assinado por todas as partes – sendo elas a instituição bancária, vendedor e você, que é o comprador. Com isso, são liberados os recursos à pessoa ou entidade que está cedendo a casa ou apartamento. Após a conclusão desse trâmite, é preciso executar outros passos para a devida liberação do dinheiro.

·         Primeiro é pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é um tributo devido quando há transição de uma residência “inter vivos”, ou seja, quando há venda.

·         Segundo, registrar o contrato de financiamento no Cartório de Registro de Imóveis, com pagamento das custas cartoriais.

·         Terceiro e último, enviar o contrato junto com a certidão de matricula da residência atualizada para o banco, pois esses documentos condicionam a liberação do crédito.


Quanto tempo até a transferência do dinheiro do financiamento?

Depois de feitas todas as etapas, a instituição financeira transfere o dinheiro para conta do vendedor em até 5 dias úteis. Sendo assim, é vital informar todos os dados corretamente para que não surja nenhum contratempo. Se houver algum número errado, a transferência não acontece e é preciso ser adiada até o problema ser resolvido.

Mas não se preocupe, com uma ajuda especializada, você consegue preencher todos os requisitos sem qualquer turbulência e todos os dados informados no contrato estarão corretos. Se você começar os planos com alguém de confiança, nada vai dar errado!


Preciso de ajuda, a quem posso recorrer?

Se esse é o seu primeiro financiamento imobiliário, então podem surgir dúvidas e até algumas pequenas confusões com a papelada e os processos. Porém, não precisa se preocupar, porque tudo é facilmente resolvido e qualquer resposta logo aparece para esclarecer sua cabeça.

Só mantenha em mente que o apoio de uma equipe especializada é sempre bem-vinda. Existe diversas incorporadoras focadas em financiamento imobiliário, com tempo de mercado e a postos para te socorrer. Por exemplo, a ESTAR Inteligência Imobiliária é capaz sanar as suas dúvidas com tranquilidade, segurança e transparência.

Nós contamos com uma equipe completa e compromissada, que oferece um atendimento técnico assertivo e uma forma de trabalho diferenciada, acolhendo cada caso com carinho e dedicação total em todos os processos.

Agora que você já sabe de tudo isso, pode acessar o nosso site e encontrar o próximo local em que você merece ESTAR e ainda contar com a nossa assessoria consultiva para evitar qualquer dor de cabeça.

Acesse a nossa página exclusiva sobre financiamentos e bancos clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decorando o seu lar: conheça as sensações das cores

Trabalhador autônomo consegue financiar um imóvel?

Negociar um imóvel por conta própria: quais os principais riscos?