Trabalhador autônomo consegue financiar um imóvel?
A cada ano, a quantidade de trabalhadores autônomos aumenta no Brasil, e muitos desses profissionais compartilham da mesma dúvida a respeito do setor imobiliário: é possível para alguém que trabalha por conta financiar a casa própria?
Se você também deseja saber a resposta para essa pergunta, continue
a leitura e descubra o que é preciso para conseguir financiar um imóvel mesmo
sem ter a carteira assinada.
É possível
financiar a casa própria sem ter carteira assinada?
Comprovar a renda é o principal processo para a aprovação
da solicitação de financiamento imobiliária, pois, essa é a maneira que o banco
consegue fazer uma análise mais detalhada e precisa para saber se a residência
será paga corretamente e não haverá nenhuma inadimplência.
Apresentar a carteira de trabalho ou os contracheques para
instituições financeiras que viabilizam crédito imobiliário foi, por muito
tempo, a única maneira de comprovar renda.
Felizmente, ao longo dos anos, o processo foi adequado, permitindo novas
possibilidades de comprovação de ganhos.
Então, sim, é possível fazer o financiamento do seu futuro
imóvel próprio, mesmo sem um trabalho formal. E tudo que você precisa fazer é
consultar o banco no qual pretende adquirir o credito residencial e verificar
se existem e quais são as possibilidades que eles disponibilizam para quem é
autônomo.
Neste instante, já será possível ver quais os documentos e
certificados aceitos no processo de solicitação de crédito.
Como um autônomo
pode comprovar renda para financiar um imóvel?
Normalmente, as instituições financeiras avaliam de três a
seis meses dos rendimentos do trabalhador autônomo, a fim de se certificar da
estabilidade e suficiência da renda que ele gera, uma vez que precisa pagar valores
em dia nos próximos anos.
Pode parecer uma questão complicada, mas não é. O mais
importante para a sua aprovação é ter renda suficiente para arcar com as
parcelas. Abaixo, confira os documentos que podem ser solicitados pelo banco:
Extrato Bancário
Os extratos bancários dos últimos meses são muito
importantes para comprovar o recebimento e movimentação de dinheiro. Por isso,
faça questão de centralizar toda sua renda em apenas uma conta para ficar mais
fácil fazer o cálculo dos ganhos.
Imposto de Renda
O trabalhador autônomo pode até ser isento do pagamento de
Imposto de Renda. Todavia, a declaração anual do IR é suficiente para comprovar
os rendimentos. Portanto, é de extrema importância manter as declarações em dia
e bem guardadas para quando precisar usá-las.
Abrir uma conta
bancária
Ainda, abrir uma conta corrente ou apenas manter a poupança
na instituição que você deseja solicitar o financiamento imobiliário é importante.
Ao fazer a movimentação dos valores e contratar produtos do banco, você cria um
histórico interno de relacionamento, aumentando suas chances na aprovação do crédito.
Essas são algumas das formas possíveis de comprovar renda
para conseguir entrar no processo de financiamento imobiliário. Como você pode
ver, atualmente é muito mais descomplicado para quem trabalha por conta própria
ter a solicitação de crédito aprovado, além de receber boas condições de
pagamento e até obter juros e prazos mais baixos.
Caso ainda tenha alguma dúvida, entre
em contato conosco [https://www.ondeestar.com.br/fale-conosco] e
descubra como podemos lhe ajudar.
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