Trabalhador autônomo consegue financiar um imóvel?



A cada ano, a quantidade de trabalhadores autônomos aumenta no Brasil, e muitos desses profissionais compartilham da mesma dúvida a respeito do setor imobiliário: é possível para alguém que trabalha por conta financiar a casa própria?

Se você também deseja saber a resposta para essa pergunta, continue a leitura e descubra o que é preciso para conseguir financiar um imóvel mesmo sem ter a carteira assinada.

É possível financiar a casa própria sem ter carteira assinada?

Comprovar a renda é o principal processo para a aprovação da solicitação de financiamento imobiliária, pois, essa é a maneira que o banco consegue fazer uma análise mais detalhada e precisa para saber se a residência será paga corretamente e não haverá nenhuma inadimplência.

Apresentar a carteira de trabalho ou os contracheques para instituições financeiras que viabilizam crédito imobiliário foi, por muito tempo, a única maneira de comprovar renda.  Felizmente, ao longo dos anos, o processo foi adequado, permitindo novas possibilidades de comprovação de ganhos.

Então, sim, é possível fazer o financiamento do seu futuro imóvel próprio, mesmo sem um trabalho formal. E tudo que você precisa fazer é consultar o banco no qual pretende adquirir o credito residencial e verificar se existem e quais são as possibilidades que eles disponibilizam para quem é autônomo.

Neste instante, já será possível ver quais os documentos e certificados aceitos no processo de solicitação de crédito.

Como um autônomo pode comprovar renda para financiar um imóvel?

Normalmente, as instituições financeiras avaliam de três a seis meses dos rendimentos do trabalhador autônomo, a fim de se certificar da estabilidade e suficiência da renda que ele gera, uma vez que precisa pagar valores em dia nos próximos anos.

Pode parecer uma questão complicada, mas não é. O mais importante para a sua aprovação é ter renda suficiente para arcar com as parcelas. Abaixo, confira os documentos que podem ser solicitados pelo banco:

Extrato Bancário

Os extratos bancários dos últimos meses são muito importantes para comprovar o recebimento e movimentação de dinheiro. Por isso, faça questão de centralizar toda sua renda em apenas uma conta para ficar mais fácil fazer o cálculo dos ganhos.

Imposto de Renda

O trabalhador autônomo pode até ser isento do pagamento de Imposto de Renda. Todavia, a declaração anual do IR é suficiente para comprovar os rendimentos. Portanto, é de extrema importância manter as declarações em dia e bem guardadas para quando precisar usá-las.

Abrir uma conta bancária

Ainda, abrir uma conta corrente ou apenas manter a poupança na instituição que você deseja solicitar o financiamento imobiliário é importante. Ao fazer a movimentação dos valores e contratar produtos do banco, você cria um histórico interno de relacionamento, aumentando suas chances na aprovação do crédito.

Essas são algumas das formas possíveis de comprovar renda para conseguir entrar no processo de financiamento imobiliário. Como você pode ver, atualmente é muito mais descomplicado para quem trabalha por conta própria ter a solicitação de crédito aprovado, além de receber boas condições de pagamento e até obter juros e prazos mais baixos.

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco [https://www.ondeestar.com.br/fale-conosco] e descubra como podemos lhe ajudar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decorando o seu lar: conheça as sensações das cores

Negociar um imóvel por conta própria: quais os principais riscos?