Decorando o seu lar: conheça as sensações das cores

 


O processo de decoração da sua casa pode proporcionar muito mais satisfação e aconchego se você utilizar determinadas estratégias na hora de escolher as cores das paredes, dos objetos decorativos e até dos móveis. Saber a sensação de cada cor é uma grande vantagem e no post de hoje vamos explicar cada uma delas para você.

Gostaria de saber a diferença entre cores quentes e cores frias, o que é psicologia das cores e o significado de cada tonalidade de tinta? Acompanhe este texto até o final!

A temperatura de cada cor

Existem diversas formas de agrupar as cores, como tonalidade, tríades e análogas, sendo uma das principais delas a organização por temperatura. Nele, a escala de cromática é dividida em cores que emitem sensações frias, gélidas, e cores que transmitem o calor, aquecimento.

As cores frias, comumente relacionadas a água, despertam em quem vê elas a frieza e são normalmente ligadas a limpeza, calma e tranquilidade. Se você pensar em design e artes visuais, vai encontrar com facilidade azul, verde e violeta em empresas de saúde e estética. Já as cores quentes, estão conectadas ao fogo e movimentos rápidos, bastante presente em fast-foods e empresas de entretenimento.

O significado das cores

Quando falamos de sensações, estamos falando diretamente sobre a psicologia, ou seja, os sentimentos e emoções despertados dentro do cérebro. Curiosamente, existe uma parte das ciências humanas que estuda esse efeito: a psicologia das cores. Ela analisa todas as percepções e os significados que tons e intensidades coloridas tem nos humanos.

A psicologia das cores pode ser uma grande aliada quando o assunto é defender a escolha de cores para a decoração da sua casa. Considerar as sensações transmitidas é uma ótima justificativa para a paleta que será trabalhada nos quartos, salas e demais cômodos.

Agora, vamos falar sobre o significado e melhores aplicações das principais cores do círculo cromático. Preparado para aprender mais sobre as sensações desses tons belíssimos?

Leia também:

·         Empreendimentos que valorizam a sustentabilidade [http://blog.ondeestar.com.br/2021/12/empreendimentos-que-valorizam.html]

·         SMART HOME: novas tecnologias em casas modernas [http://blog.ondeestar.com.br/2021/12/smart-home-novas-tecnologias-em-casas.html]

O significado de cada cor

Cores quentes

Vermelho: comumente ligado a paixão, força e sensualidade. Ativa nas sinapses humanas a agitação e energia. Quem busca criar um lugar afável e de reunião pode apostar no vermelho, mas sem abusar.

Laranja: ativa a inspiração, criatividade e otimismo. Invoca uma energia jovial e alegre. Por outro lado, o laranja também aguça a fome, perfeito para espaços descontraído e focados na alimentação.

Amarelo: não existe cor nessa sessão que represente mais energia, alegria e humor que o amarelo. Cai bem em todo espaço dedicado as crianças por estar ligado ao entretenimento infantil.

Rosa: representa com precisão o amor, satisfação, saúde e romantismo. Ou seja, ótimo para espaços que precisam de leveza, calmaria e higiene. Perfeito para o quarto das meninas.

Cores frias

Azul: invoca sensações de tranquilidade e honestidade. Como o céu e o mar, também lembra o ar fresco e a imensidão, tornando o azul perfeito para espaços de relaxamento e cantinho ao ar livre.

Violeta: uma cor mística, que desperta intuição e imaginação. Está ligada a leveza e sabedoria, e é comumente vista como detalhes leves e objetos decorativos combinados – até mesmo utensílios de cozinha.

Verde: nada representa mais a natureza que o verde. E tem mais, também anima as sensações de equilíbrio e liberdade, por isso as plantinhas que ficam dentro de apartamentos e casas fazem também para paz interior!

Marrom: terra, resistência, estabilidade e força, é uma cor que também representa o natural, mas com enfoque no orgânico e artesanal. O marrom fica lindo em cozinhas e varandas.

Cores neutras

Preto: sofisticação, elegância e nobreza. Em contraste com outras cores, o preto é muito utilizado para realçar detalhes e dar destaques sem fazer poluição visual. É muito utilizado para trabalhar profundidade dos espaços.

Branco: iluminação, simplicidade e limpeza. O branco é amplamente usado e muitas vezes é a cor base que existe para futuras modificações. É uma cor que ajuda na iluminação natural, reduzindo gastos com energia. Combinado a outras opções, também é bastante versátil.

Agora você já sabe como investir da melhor maneira nas cores do seu lar. Gostaria de mais dicas como essa? Visite o blog da Estar Inteligência Imobiliária [http://blog.ondeestar.com.br/]!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhador autônomo consegue financiar um imóvel?

Negociar um imóvel por conta própria: quais os principais riscos?