Entenda quais recursos você pode usar para dar entrada em seu novo lar

 


O financiamento imobiliário é a forma como muitas pessoas têm realizado o sonho da casa própria. Apesar do conhecimento popular a respeito de projetos como o Casa Verde e Amarela, do governo federal, ainda existem muitas dúvidas à cerca do processo de compra, como, por exemplo, as formas de dar entrada.

Neste texto, vamos explicar o principal pormenor de quem deseja comprar um imóvel: as formas existentes para dar entrar no seu novo lar. Portanto, continue lendo para saber mais. Acompanhe:

Como funciona o pagamento da entrada no financiamento imobiliário?

Como todo processo de aquisição, a compra de um apartamento, por exemplo, exige planejamento e economia ao longo de muitos anos. Afinal, após o contrato ser firmado, é necessário arcar com as parcelas e outros custos para declarar propriedade sobre o imóvel.

A porcentagem paga como entrada no financiamento varia de acordo com o projeto imobiliário. Mas, para definir o valor, a instituição financeira, construtora ou incorporadora aborda uma série de fatores. Veja quais são:

·         O sistema de financiamento utilizado;

·         Se o contrato é firmado com um banco ou diretamente com a construtora;

·         Se é um imóvel novo ou na planta;

·         A análise de crédito do comprador, incluindo faixa de renda, idade e score bancário, entre outros.

Vale lembrar que, independente do piso para dar como entrada, é possível cobrir o valor. Isso é benéfico porque, quanto maior a entrada, melhores as condições para o parcelamento do restante.

Quais recursos financeiros posso dar de entrar na compra do meu imóvel?

Existem duas ótimas maneiras para você dar entrar na compra do seu apartamento ou da sua casa. Todas elas requerem atenção, paciência e organização para não sofrer com complicações ou dores de cabeça no futuro. Confira quais são a seguir:

Planeje-se e poupe dinheiro

Se a sua meta é comprar o imóvel próprio, então, o quanto antes, deve se organizar para atingi-la. Se você deseja fazer um financiamento, é importante preparar uma poupança. Uma boa ideia é guardar 30% da sua renda mensal para que no futuro possa usar como entrada. O interessante é acumular pelo menos 20% do valor do imóvel que você deseja adquirir.

Reveja suas finanças com o objetivo de cortar gastos desnecessários e ajudar a economizar sem atrapalhar o seu estilo de vida. Você pode, por exemplo, diminuir o número de vezes que sai para comer fastfood, reduzir o uso de água e energia elétrica em casa e até mesmo parar de fazer compras com o cartão de crédito, entre outras possibilidades.

Consulte seu FGTS

O fundo de garantia pode e deve ser uma grande ajuda na hora de pagar a entrada do financiamento da sua casa ou apartamento. Veja como está o seu extrato e confira se esse valor pode contribuir com a realização do seu sonho.

Mas atenção: para isso, o contrato de imóvel precisa ser firmado através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

O Sistema Financeiro da Habitação (SFH) foi criado pelo Governo Federal em 1964 com o objetivo de reduzir o déficit habitacional brasileiro. Para utilizá-lo o valor total do imóvel não pode ser superior a 1,5 milhão de reais e o tempo máximo para pagamento é de até 35 anos. Mais uma vez, organização e planejamento são a chave para o sucesso!

Caso ainda tenha dúvidas ou precise de ajuda com esses trâmites, você pode consultar o time de especialistas da ESTAR Inteligência Imobiliária que estão sempre dispostos a te ajudar. É só entrar em contato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decorando o seu lar: conheça as sensações das cores

Trabalhador autônomo consegue financiar um imóvel?

Negociar um imóvel por conta própria: quais os principais riscos?