O sonho de ter um imóvel próprio é possível sim, veja dicas de planejamento financeiro para isso

 

 


Você tem o sonho de conquistar o imóvel próprio, mas não consegue tirar esse plano do papel e não o motivo? Provavelmente, o que você não tem em mente para dar início a essa conquista é que é precisa fazer um bom planejamento financeiro.

Poupar dinheiro é a prática mais correta a ser feita para comprar o apartamento próprio, mas como você já deve saber, não é algo fácil de ser feito, principalmente quando as prioridades da sua vida não estão bem definidas. Por isso, o começo de tudo é ter certeza do que quer. Depois disso, tudo fica um pouco menos complicado.

É necessário foco, disciplina e determinação para alcançar resultados mais eficientes. Então, assim que você tomar a decisão de comprar uma moradia – não faça isso por impulso! – deve dar início ao planejamento financeiro, criando metas, se organizando e administrando o próprio dinheiro.


Dicas de planejamento financeiro para comprar um apartamento

Levando tudo isso em consideração, segue algumas dicas para ajuda você comprar o apartamento próprio. Confira elas a seguir e anote tudo para não esquecer:


Perguntas essenciais

O primeiro passo é se questionar sobre alguns detalhes que envolvem a sua renda mensal, ou seja, o quanto de dinheiro você ganha por mês. Qual é o seu objetivo com o planejamento financeiro? Quanto você ganha? Quanto você gasta? Quanto sobra no final do período? Quanto você precisa economizar?

Faça questão de anotar tudo isso, de preferência, nos mínimos detalhes, para ter essas informações bem claras e poder consultá-las ou alterá-las quando necessário. Esse documento manterá bem claro na sua memória aonde você quer chegar.


Organize seu orçamento

O próximo passo é organizar o seu orçamento, o que significa avaliar nos mínimos detalhes o dinheiro que você possui. Comece listando todos os seus gastos e separe-os por categorias, entre as despesas essenciais, variáveis e as que não possuem tanta prioridade. Dessa maneira, fica mais fácil identificar por onde reduzir despesas.

Todavia, fique alerta. Os seus ganhos mensais devem ser maiores que o valor total das suas contas e, ainda, sobrar uma quantia para ser guardada. Esse valor guardado pode ser tanto para emergências ou um fundo para pagar mais parcelas da moradia.


Torne poupar um hábito comum

A chave para o sucesso da sua compra é poupar, por isso organizar o orçamento é importante. Estipule um valor fixo que vai ser guardado na sua poupança mensamente até que isso se torne um hábito com o intuito de alcançar um objetivo ainda maior.

Uma das vantagens do planejamento financeiro é poder ver e controlar as suas entradas e saídas de dinheiro e, com isso, poder definir as prioridades do momento. Mais uma vez, é essencial cortar gastos superficiais e continuar enxugando as despesas até passar a viver confortavelmente gastando pouco e poupando muito.


Evite dívidas

Você tem dívidas? Então, antes de iniciar a aquisição do seu apartamento, você precisa pagar todas ou o máximo que puder delas. Fazer isso garante mais segurança nos seus próximos passos. Porém, se pagar todas elas não forem possíveis, tente renegociar os valores, procure por descontos ou quite primeiro as pendências mais complicadas até que consiga ficar com um orçamento limpo e equilibrado.

Depois disso, passe a pagar suas comprar no cartão de débito e deixe o cartão de crédito para último caso.


Tente adquirir renda extra

Imagine um cenário em que suas economias não são suficientes para os seus planos. Isso significa que você vai precisar de uma renda extra para não ter perigo de cair no aperto e perder a oportunidade de realizar o sonho do apartamento próprio.

Por exemplo, se organize para vender bolos, doces e até lanches. Obvio que é necessário um pequeno investimento no começo, mas se tudo der certo, o retorno vai ser rápido e bastante satisfatório para o bolso e para a poupança da sua organização financeira.


Encontre um imóvel que caiba no seu bolso

A última parte do processo de planejamento financeiro é encontrar o imóvel que se adeque aos seus desejos e realidade financeira após um período economizando seus ganhos.

Neste passo é necessária muita paciência, afinal, existe diversas opções de moradias e você vai precisar verificar todas elas, incluindo valores das prestações, benefícios, entre outros detalhes existentes. Não se apresse e, se achar necessário, peça a ajuda e opinião de familiares, amigos e até mesmo profissionais da área.

Se você está à procura do apartamento dos seus sonhos, conte com a ESTAR Inteligência Imobiliária. Conte com nossa consultoria e confira os diversos condomínios com unidades disponíveis para compra que estão esperando por você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decorando o seu lar: conheça as sensações das cores

Trabalhador autônomo consegue financiar um imóvel?

Negociar um imóvel por conta própria: quais os principais riscos?