AUTÔNOMOS: como comprovar renda para comprar um imóvel
Comprar o imóvel próprio é uma grande realização na sua vida e, também, um investimento que precisa de tempo e paciência para ser gerido corretamente ao longo dos anos. Por isso, o financiamento imobiliário é o meio mais econômico que você pode utilizar na compra do apartamento próprio.
A instituição
financeira que for escolhida para esse processo vai avaliar diversos quesitos,
principalmente a sua capacidade de pagar as prestações da negociação para não
causar inadimplência. Isso acontece porque o financiamento imobiliário pode
comprometer até 30% dos seus ganhos mensais.
Então,
é aí que surge uma dificuldade. Se você é autônomo, como comprovar a renda para
o banco? Conseguir esse atestado se torna um grande desafio para os
profissionais não registrados, já que não tem carteira de trabalho assinada e
nem holerites que atestam a renda mensal constante. Mas não se assuste, porque
a causa ainda não está perdida!
Nessas
situações, as instituições financeiras costumam solicitar documentos
específicos que consigam comprovar a renda de quem trabalha por conta própria.
Todavia, atenção, pois cada banco tem sua própria política e exige declarações
e documentações diferentes.
Documentos
necessários para comprovar renda
Existem
documentos básicos que um autônomo precisa apresentar no início do processo de
comprovação de renda para ser concedido o financiamento de comprar do
apartamento próprio. Veja a seguir o que, no geral, cada banco pode solicitar:
·
Documento de identificação com foto, como, por
exemplo, RG e CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
·
CPF, se não constar no documento de
identificação;
·
Comprovante de endereço atualizado;
·
Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.
Além
destes, existe a papelada que certifica a movimentação de dinheiro em sua conta
bancária e outras declarações de atividade autônoma. Essa é a parte mais
importante do processo, por isso você deve prestar bastante atenção e garantir
que está tudo em dia no momento de apresentar a solicitação do financiamento.
Confira:
·
Extrato bancário dos últimos seis meses: eles
demonstram a movimentação financeira da sua conta, incluindo os depósitos
e transferências. O ideal é centralizar
todos os seus ganhos em uma única conta;
·
Declaração de Imposto de Renda com recibo de
entrega: o IR é um resumo da sua renda durante o último ano, portanto, também
serve como uma prova dos seus rendimentos por trabalho autônomo;
·
Recibo de Pagamento Autônomo: esse documento
também comprova a prestação de atividade independente remunerada, seja ela para
empresas ou contratantes particulares. É um recibo que pode ser emitido por uma
pessoa física.
A Declaração
Comprobatória de Percepção de Rendimentos, também chamada de Decore,
é outro documento usado para ajudar você, trabalhador autônomo, a comprovar a
renda. Para ele ser emitido, é preciso de ajuda especializada de um contador
financeiro habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.
O
profissional vai analisar os seus recebimentos, todos os contratos de prestação
de servidos gerados nos últimos meses e a declaração de imposto de renda, entre
outras informações. Com tudo isso, ela vai elaborar a declaração adequada e que
deve ser aceita pela instituição financeira fornecedora do financiamento para
compra do apartamento.
Ainda,
manter uma boa pontuação no Score de Crédito é outro fator importante
para que o processo de aprovação seja favorável.
Para
realizar o sonho do imóvel próprio é indispensável o planejamento antecipado e
atenção a todos os detalhes e pedidos feitos pelo banco. Excelência em
organização e saber recorrer a ajuda especializada em momento de dúvida também
é fundamental. Assim, você não corre o risco de ter sua solicitação negada.
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