AUTÔNOMOS: como comprovar renda para comprar um imóvel

 


Comprar o imóvel próprio é uma grande realização na sua vida e, também, um investimento que precisa de tempo e paciência para ser gerido corretamente ao longo dos anos. Por isso, o financiamento imobiliário é o meio mais econômico que você pode utilizar na compra do apartamento próprio.

A instituição financeira que for escolhida para esse processo vai avaliar diversos quesitos, principalmente a sua capacidade de pagar as prestações da negociação para não causar inadimplência. Isso acontece porque o financiamento imobiliário pode comprometer até 30% dos seus ganhos mensais.

Então, é aí que surge uma dificuldade. Se você é autônomo, como comprovar a renda para o banco? Conseguir esse atestado se torna um grande desafio para os profissionais não registrados, já que não tem carteira de trabalho assinada e nem holerites que atestam a renda mensal constante. Mas não se assuste, porque a causa ainda não está perdida!

Nessas situações, as instituições financeiras costumam solicitar documentos específicos que consigam comprovar a renda de quem trabalha por conta própria. Todavia, atenção, pois cada banco tem sua própria política e exige declarações e documentações diferentes.

Documentos necessários para comprovar renda

Existem documentos básicos que um autônomo precisa apresentar no início do processo de comprovação de renda para ser concedido o financiamento de comprar do apartamento próprio. Veja a seguir o que, no geral, cada banco pode solicitar:

·         Documento de identificação com foto, como, por exemplo, RG e CNH (Carteira Nacional de Habilitação);

·         CPF, se não constar no documento de identificação;

·         Comprovante de endereço atualizado;

·         Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento.

Além destes, existe a papelada que certifica a movimentação de dinheiro em sua conta bancária e outras declarações de atividade autônoma. Essa é a parte mais importante do processo, por isso você deve prestar bastante atenção e garantir que está tudo em dia no momento de apresentar a solicitação do financiamento. Confira:

·         Extrato bancário dos últimos seis meses: eles demonstram a movimentação financeira da sua conta, incluindo os depósitos e  transferências. O ideal é centralizar todos os seus ganhos em uma única conta;

·         Declaração de Imposto de Renda com recibo de entrega: o IR é um resumo da sua renda durante o último ano, portanto, também serve como uma prova dos seus rendimentos por trabalho autônomo;

·         Recibo de Pagamento Autônomo: esse documento também comprova a prestação de atividade independente remunerada, seja ela para empresas ou contratantes particulares. É um recibo que pode ser emitido por uma pessoa física.

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, também chamada de Decore, é outro documento usado para ajudar você, trabalhador autônomo, a comprovar a renda. Para ele ser emitido, é preciso de ajuda especializada de um contador financeiro habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.

O profissional vai analisar os seus recebimentos, todos os contratos de prestação de servidos gerados nos últimos meses e a declaração de imposto de renda, entre outras informações. Com tudo isso, ela vai elaborar a declaração adequada e que deve ser aceita pela instituição financeira fornecedora do financiamento para compra do apartamento.

Ainda, manter uma boa pontuação no Score de Crédito é outro fator importante para que o processo de aprovação seja favorável.

Para realizar o sonho do imóvel próprio é indispensável o planejamento antecipado e atenção a todos os detalhes e pedidos feitos pelo banco. Excelência em organização e saber recorrer a ajuda especializada em momento de dúvida também é fundamental. Assim, você não corre o risco de ter sua solicitação negada.

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