SMART HOME: novas tecnologias em casas modernas




Você já ouviu falar em Smart Home? Esse termo diz respeito às residências que estão cada vez mais modernas e sofisticadas. Além da arquitetura e decoração, agora, quem presa por uma casa completa, também está investindo na automação de ambientes e soluções tecnológicas, que conectam aparelhos e realizam atividades de maneira inteligente e prática.

Casas inteligentes são uma novidade que caminha a passos largos, graças ao interesse da população. Gostaria de saber mais sobre as Smart Homes? Então, continue lendo este texto!

Tecnologia ao seu favor, dentro da sua casa

Engana-se quem acha que o conceito de Smart Home ou casa inteligente é novo. Fato é que há anos já existem aparelhos que desempenham funções que automatizam o ambiente, desde sistemas de segurança até as pequenas babás eletrônicas que ficam de olho nas crianças.

Mas, por que esse assunto está tão em voga agora? Simples, atualmente, quem deseja ter uma casa tecnológica pode encontrar muitas novas alternativas, e bastante acessíveis, no mercado. E isso é algo que só está começando. A cada dia, a evolução da tecnologia, da inteligência artificial e a expansão da internet apresentam mais novidades.

A melhor parte é que a automação residencial não cobra dos usuários entendimento completo daquilo que ele está sendo usando, uma vez que, o que realmente importa é a forma como o item está afetando o dia a dia, dando controle sobre todo a moradia com aparelhos que cabem na palma da palma da mão.

Casa automatizada: tecnologia e design

Se você pretende reformar a sua moradia, o importante é pensar na decoração de forma estratégica, já estabelecendo pontos e locais que terão as novas tecnologias, resultando numa composição satisfatória. Mas é preciso ter atenção, porque algumas ideias precisam ser trabalhadas desde a construção, com intervenções arquitetônicas para ajustes necessários.

Sejam câmeras, roteadores, fios ou conexões, eles podem impactar o desenho do layout e posição dos móveis do cômodo. Pode ser que a escolha de materiais, como revestimentos e forros, seja alterada para que haja mais beleza ou para que o local que havia sido originalmente pensado para certas mobílias mude para que o sinal de wi-fi, bluetooth ou infravermelho não seja afetado.

Algo bastante interessante nas novas tecnologias de automação é que elas já contam com designs, cores e tamanho elegantes e “coringas”, com o intuito de combinarem com qualquer cenário e elementos ornamentais do espaço.

Casa automatizada: conforto e segurança

Conforto e segurança são características que maximizam o bem-estar e melhoram o estilo de vida de qualquer pessoa. As Smart Homes têm levado esses quesitos para patamares pouco explorados antes.

Com um sistema de automação, é possível controlar diferentes aparelhos para melhorar a temperatura do ambiente, o som, a iluminação e até a limpeza, tudo com alguns toques numa tela iluminada. Mas, o que vai fazer diferença mesmo é o posicionamento dos aparelhos, para que seus efeitos sejam maximizados e realmente transformem a vivência sob o próprio teto.

Outro fator que melhora a segurança de um lar automatizado é a possibilidade de instalar e acompanhar ao vivo câmeras de segurança, fechaduras digitais e travamento automática de portas e janelas. Existe tecnologias que até se restringem ao uso de leitor biométrico para deixar os moradores ainda mais a salvo.

 Casa automatizada: mais economia

Não é porque os aparelhos são tecnológicos que os gastos aumentam. Muito pelo contrário! Primeiramente, se trata de economia em dobro: primeiro, na redução de gastos diários e segundo na redução de tempo que os moradores gastam para fazer certas atividades.

Os itens cada vez mais modernos tornam o cotidiano mais produtivo e os deveres acabam sendo otimizados. Por exemplo, controlar os níveis e horários de funcionamento dos aquecedores, ventiladores e ar-condicionado, ligar e desligar lâmpadas sem precisar usar interruptores, e, quem puder dar um passo à frente, conectar aparelhos, como o chuveiro, a painéis de energia solar.

Reduzir o consumo de recursos no dia a dia é uma prática consciente e mostra a preocupação com o meio ambiente e a sociedade. Sem contar nas melhorias financeiras, que fazem toda diferença no final do mês.

O que achou das Smart Homes? Leia mais publicações como essa em nosso blog!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Decorando o seu lar: conheça as sensações das cores

Trabalhador autônomo consegue financiar um imóvel?

Negociar um imóvel por conta própria: quais os principais riscos?